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Melhorando as taxas de conversão de comércio eletrônico

comércio eletrônico

Com o surgimento de plataformas de comércio eletrônico, como o WooCommerce e o Shopify, a venda online se tornou mais popular do que nunca.

Com toda essa excitação e tráfego direcionados para nossas lojas de comércio eletrônico, como converter efetivamente nossos clientes?

Sem as tradicionais estratégias de vendas presenciais a serem implementadas, as empresas de comércio eletrônico precisam identificar novas maneiras de converter o cliente.

Comece por Entender seu público

Evidenciar quem é seu público-alvo ajudará a direcionar sua tomada de decisão em toda a sua comunicação de marketing. Se você não souber quem é esse público, divida por um momento todos os seus tipos de clientes e responda a essa pergunta: “De quem é o problema resolvido melhor através do nosso produto/serviço?”

Uma vez que você tenha descoberto esse passo importante, todas as decisões tomadas em andamento devem manter esse público em mente.

Se você estiver procurando informações mais detalhadas sobre seu público-alvo, como insights comportamentais, tente usar uma ferramenta como o Google Analytics para entender melhor.

Analisando métricas como suas principais páginas de tráfego, média o tempo no site e o detalhamento do dispositivo permitirão que você saiba como seu público está usando seu website.

Para complementar os dados coletados das plataformas de análise, recomendamos que você gaste algum tempo pessoal com o cliente-alvo para entender realmente suas necessidades.

Entrevistas com clientes, testes com usuários e pesquisas abertas podem ser ótimas maneiras de receber mais feedback qualitativo em seu produto e loja de comércio eletrônico.

Por fim, é importante manter a jornada do comprador em mente ao direcionar o tráfego pago para sua loja online.

Seja por meio de anúncios do Facebook , influenciadores de mídia social ou qualquer outra coisa, tente manter o conteúdo da sua promoção o mais relevante possível.

Por exemplo, os usuários que não estão familiarizados com seu produto provavelmente se comportarão de maneira diferente daqueles que gastaram o tempo para navegar nas páginas de produtos.

A primeira audiência pode ser melhor servida com um blog ou conteúdo, enquanto os compradores “não convertidos” podem estar mais preparados para consumir um tipo de mensagem de vendas “compre agora”.

Reduza o atrito

Além de ter o produto certo para o público certo e com o preço certo, reduzir o atrito para o usuário é uma das coisas mais importantes que você precisa pensar para aumentar as conversões de comércio eletrônico. Comece fazendo perguntas como:

  • A navegação do meu site faz sentido para um novo usuário?
  • Existem claras chamadas para ação em todo o conteúdo do site?
  • As minhas páginas de produtos respondem a todas as preocupações dos clientes?
  • O cliente pode receber suporte facilmente? (Chat, Formulários de Contato, FAQs, Etc.)

Depois que alguns dos princípios básicos forem resolvidos, considere a instalação de softwares de mapa de calor e rastreamento de vídeo, como o HotJar , para entender melhor como seu público específico navega em seu site e onde melhorias podem ser feitas.

Aumentar a Persuasão

Portanto, o seu público-alvo está bloqueado e a experiência do usuário é perfeita. O que vem a seguir? Recomendamos procurar oportunidades para persuadir seus clientes a dar o próximo passo. Como você pode persuadir seus clientes?

  1. Reciprocidade
  2. Escassez
  3. Autoridade
  4. Gosto
  5. Consenso
  6. Consistência

Embora todos esses princípios possam se aplicar à sua loja de comércio eletrônico, gostaríamos de voltar nosso foco hoje para a escassez, o consenso e a autoridade. Aqui estão alguns exemplos dos três princípios em ação:

Escassez

Você já percebeu quando está comprando ingressos para um evento, há um relógio de contagem regressiva passando até a sua sessão expirar? Isso não é apenas funcional, é psicológico!

Um cronômetro de contagem regressiva pode não ser o ideal para todos os sites, por isso, considere ofertas especiais que são para um “tempo limitado” ou anote o inventário quando ele estiver acabando com produtos de edição limitada.

Consenso

Adicionar prova social a uma loja de comércio eletrônico é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de persuadir seus clientes a fazer a conversão. Você pode alcançar o princípio do consenso adicionando comentários, depoimentos e estatísticas do cliente ao site.

Uma estatística interessante do cliente pode ser “90% dos clientes como você viram o problema comum desaparecer em questão de minutos com nosso produto” ou “10 entre 10 médicos recomendam nosso produto”.

Autoridade

Não seja tímido quanto aos elogios e realizações de sua empresa. Adicionar certificações, selos de segurança e logotipos de parceiros são todas as opções para melhorar a autoridade de seus sites. Além disso, verifique se você tem um site limpo e responsivo com gráficos e imagens de alta qualidade.

 

Então, o que você fará para melhorar suas conversões de comércio eletrônico nos próximos três meses? Saber mais sobre seu público? Limpar o seu conteúdo? Teste A / B? Melhorar a autoridade?

Desafiamos você a mergulhar profundamente em uma das estratégias de otimização de conversão mencionadas na postagem do blog. Precisa de ajuda ou quer uma segunda opinião? Fale com a gente, teremos o maior prazer em ajudar!

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